HEBIATRIA? O que é ?




Por Cynthia Marsola
Psicóloga

Recentemente, deparei-me com um nome diferente pesquisando na internet, Hebiatria? O que é isso? Pois bem, Hebiatra é um nome que refere-se a deusa da juventude da mitologia grega, à Hebe. É uma especialização médica que cuida da fase delicada de desenvolvimento, a adolescência.

O médico que opta por esta especialização (regulamentada desde 1998) - deve ser primeiro um pediatra e posteriormente ter à especialização em medicina da adolescência reconhecida na Sociedade Brasileira de Pediatria, só depois poderá ter o título de HEBIATRA.

É considerada como uma consulta diferenciada, já que é uma fase da vida onde ocorre muitas transformações e o jovem por sua vez não sente-se acolhido se for à um pediatra, afinal de contas, não é mais criança, mas também não é um adulto pra poder ir a um clínico geral – logo, o papel do hebiatra é deixar o adolescente bem à vontade, enquanto isso, cuida de assuntos como drogas, sexualidade, vacinação, alimentação, atividades físicas e escolares, entre outros.

Abraços e até o próximo post.

Postagens mais visitadas