CRONOBIOLOGIA


Por Cynthia Marsola
Psicóloga

Você sabe o que é?

Cronobiologia é a ciência que estuda a VIDA, estuda a biologia em função do tempo. Mas que tempo estamos nos referindo? Referimo-nos ao tempo biológico que cada um possui, um tempo que só o seu organismo possui, é um tempo ritmado para as diversas realizações ambientais.

Você já deve ter observado que temos vários ritmos biológicos que ocorrem diariamente e, não notamos a profundidade disso em nosso ORGANISMO. Pois bem, demonstraremos alguns exemplos: o sono (a maioria dorme a noite e fica acordado durante o dia – entretanto, algumas pessoas inverte este ciclo...e ainda assim, nem sempre o ritmo do sono é o mesmo, afinal de contas, muitas vezes, estamos como costumamos falar, com o sono atrasado!!!), o ciclo mestrual também é um ritmo biológico que ocorre a cada 28 dias nas mulheres...e continuando tal observação, entendemos melhor a razão de alguns terem um ritmo diferenciado dos outros, inclusive no trabalho. E as crianças, que algumas preferem ir à escola - à tarde, enquanto outras, possuem um rendimento maior pela manhã... o aprendizado e a assimilação devem ser valorizados de acordo com o biotipo de cada indivíduo, assim seu rendimento será maior. Sem falar das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno que também afetam as emoções e percepções em algumas pessoas.

Bem, é isso, agora faz mais sentido compreender que este é um ritmo interno metabólico e que ocorre dentro do nosso corpo, o famoso relógio biológico.

Abraços e até o próximo post.

Postagens mais visitadas