Felicidade e o Sofrimento


imagem: google

Trechos sobre a FELICIDADE e o SOFRIMENTO
Por Jean Yves Leloup


(...) Em certas representações do Cristo sofredor, aparece a dimensão do sofrimento, mas não a dimensão do amor que transforma o sofrimento.Não é o sofrimento do Cristo que nos salva, é o amor através do qual ele vai transformar esse sofrimento.

(...) Quando se fala hoje de sofrimento, de 'tomar sobre si o sofrimento', é preciso desconfiar do dolorismo e do masoquismo.. O sofrimento não é bom,e, se a pessoa o acolhe, se não tem medo dele, é para transformá-lo, para colocar em seu lugar a alegria e paz, porque há em nós um amor capaz de transformá-lo.

(...) Quando alguém não sofre para si mesmo, mas para os outros, por amor aos outros, é um outro sofrimento ,um sofrimento que não está desnudado de alegria. É paradoxal e difícil de explicar isso com poucas palavras, mas lembrem-nos, com nossa pequena experiencia, desses momentos em que sentimos dor ou sofremos, mas para alguém que nós amávamos; de algum modo, esse amor era maior que o sofrimento e o tranformava.

(...) Ora, o cristianismo não cultiva certamente o sofrimento ! O Cristo cuidava dos doentes e os curava, ele tomava sobre si o sofrimento do mundo, mas para sua libertação, pela alquimia da compaixão.

(...) Há um dever de ser feliz, mas essa felicidade não deve ser uma pequena felicidade fechada, cerrada sobre si mesma. Que vale essa felicidade em que a pessoa é feliz, enquanto que os outros sofrem. Isto não é felicidade, é auto-suficiência, ignorãncia. Como ser feliz, sabendo que os outros sofrem ? Esta é a
verdadeira questão."

Trechos do livro A MONTANHA NO OCEANO - cap. 21
(extraído do facebook - Catarina J. Leone)

Postagens mais visitadas