Perdão





Por
Whéryka S. de Jesus
(Aprendiz da Vida e Colaboradora do Projeto aqui no blog)


Você já se perguntou o que é PERDOAR?

Segundo o dicionário "perdoar é o ato de conceder perdão, renunciar a punir, absolver".

Refletindo, nos perguntamos: "Mas quem erra não deve ser punido?".

Todos nós somos seres errantes e não nos cabe punir a ninguém. Da mesma forma não podemos FINGIR que nada aconteceu. Nós temos a tendência de dizer que nada aconteceu quando somos feridos e, assim achar que perdoamos. NÃO, nós somente isentamos alguém de culpa. Assim como, esbravejar e devolver da mesma forma não nos deixará mais tranquilos. Para perdoar é necessário assumir nossas responsabilidades quando magoamos e somos magoados. Ser sinceros para ver qual foi nossa participação e a de quem nos magoou. Tentar entender o porquê ocorreu, qual o contexto e ver qual o aprendizado disso tudo.

Ao fazermos essa análise vamos perceber que quem nos magoa não nos compreende por estar num estágio evolutivo diferente do nosso. Percebemos também que podemos explicar ou não a fim de esclarecer o ocorrido. Nesse ponto não fará diferença, pois a sua mágoa virou piedade.

A Bíblia diz: "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra (...)" (Lucas 06:29) que nos faz refletir justamente nestes momentos os quais somos feridos.

Significa que devo aceitar tudo passivamente? Não, pelo contrário, devemos ser forte e lutar.

Mas lutar com sabedoria e não perder a razão.


Postagens mais visitadas